ArqPlanner: o planner para arquitetos

ArqPlanner

ArqPlanner: o planner para arquitetos

Compartilhe isto!

FacebookTwitterGooglePinterestPocket

Você provavelmente me conhece por conta da loja (ou do Instagram) da Zaená, certo? O que nem todo mundo sabe, já que não exerço mais a profissão, é que minha formação é em Arquitetura e Urbanismo. Pois é. O destino é meio doido mesmo e hoje estou aqui para apresentar uma ferramenta incrível que acabou de sair da criação aqui na Zaená e está ganhando o mundo: o ArqPlanner Zaená + OBA.

Um pouquinho da história

Quando eu me formei, uma certeza eu tinha: queria ser autônoma e desenvolver projetos no conforto do meu lar. Mas a vida não costuma ser assim como a gente sonha e devido às circunstâncias da época, acabei indo parar em um escritório de arquitetura, com horário para cumprir e um salário no final do mês. Sou muito grata a essa oportunidade que me fez perceber que, àquela altura, eu não daria conta de tocar um trabalho sozinha, por falta de experiência e, principalmente, de organização. Esse ano de escritório foi importantíssimo para que eu aprendesse como uma empresa de arquitetura realmente funciona. Enfim, por questões de vivência, de amadurecimento e de ideal de vida, acabei abandonando essa vida de arquiteta e fundei a Zaená. Foi um longo caminho até descobrir minha verdadeira paixão: ajudar a organizar vidas através de produtos desenvolvidos por mim e a partir de minhas necessidades.

Nasceu o ArqPlanner

A vida é mesmo uma caixinha de surpresa e percebi isso quando recebi, há alguns meses, uma proposta das meninas da OBA – Oficina Brasileira de Arquitetura, minhas amigas da faculdade. Pronto! O ArqPlanner já estava nascendo ali, naquele e-mail esperançoso de uma vida profissional organizada. E quem é arquiteto sabe que a gente gosta mesmo é de papel! A partir do primeiro briefing, fomos desenvolvendo juntas todo o conteúdo e layout do ArqPlanner, levando sempre em conta tudo o que um arquiteto precisa para conseguir manter a organização da sua tão preciosa empresa.

Eu posso não exercer mais a profissão, mas pode ter certeza que é extremamente gratificante saber que, justamente por não atuar mais como arquiteta e ter a Zaená como minha empresa, eu posso ajudar tanta gente a ter uma vida profissional organizada e produtiva. Às vezes paro para pensar na época da faculdade e percebo que muito do que faço aqui na Zaená eu aprendi nessa época. Desde software, noções de diagramação (haja powerpoints, cadernos e pranchas de apresentação!), lidar com frustrações e prazos curtos, até saber o que é realmente necessário e, principalmente, o que é funcional. Você pode perceber que nenhum produto da Zaená tem informações desnecessárias, cores carregadas que não acrescentam em nada e muito menos espaços perdidos. Acho que posso agradecer aos meus professores de projeto por isso!

Enfim, o motivo desse post, além de contar um pouquinho do mote para o desenvolvimento do ArqPlanner, é mostrar como ele é por dentro e como ele pode te ajudar!

Então vamos às características técnicas!

O ArqPlanner é dividido em seis setores: clientes, parceiros e fornecedores, planejamento mensal, planejamento semanal, projetos e croquis. Cada um tem a sua função e todos juntos se transformam em uma ferramenta que vai se tornar indispensável para você arquiteto!

São três opções de capas para você escolher e cada divisória tem uma frase arquitetônica para inspirar seus dias de trabalho. No verso das divisórias há também uma pequena explicação de como usar cada setor do ArqPlanner.

Clientes

Um espaço para anotar os dados dos seus clientes e ter sempre à mão para quando precisar entrar em contato com eles.  Aqui cabem informações para até 30 clientes.

Parceiros e Fornecedores

Aqui você anota todos os dados dos seus fornecedores e parceiros, bem como produtos fornecidos e faixa de preço. Além disso, você pode guardar de maneira organizada os cartões de visita que recebe, nos plásticos destinados a isso. Tem espaço para até 30 fornecedores.

Planejamento Mensal

Aqui você tem uma visão mensal de suas atividades: reuniões, contratos ativos, finanças e metas para o mês seguinte. São 12 páginas para você preencher o mês vigente e durar um ano inteiro!

Planejamento Semanal

53 páginas de planejamento semanal, com espaço para o resumo da semana, onde você pode escrever metas, compromisso importantes ou simplesmente documentar o que aconteceu naquela semana. Além disso, cada dia conta com espaços para preencher as tarefas mais importantes. Como não é datado, você preenche a data e pode começar quando quiser!

Projetos

A parte mais importante do ArqPlanner, na qual você pode preencher em detalhes todas as informações do projeto, como dados do proprietário, do contrato, do projeto e da obra. Além disso, há uma página pontilhada destinada para cada etapa do projeto: levantamento, programa de necessidades, estudo preliminar, anteprojeto e projeto legal, projeto executivo. O sonho de qualquer arquiteto!

Croquis e Anotações

Aqui a área é livre para você fazer croquis de projeto, estudos, referências, normas, legislações e o que mais você quiser. O pontilhado ajuda muito na hora de fazer esquemas e estudos.

Para finalizar, você pode adquirir o seu na loja virtual Zaená. Ah! E não esquece de me falar o que achou aqui nos comentários 😉

Compartilhe isto!

FacebookTwitterGooglePinterestPocket