Guia do Empreendedor Zaená: organize sua empresa!

guia do empreendedor

Guia do Empreendedor Zaená: organize sua empresa!

Compartilhe isto!

FacebookTwitterGooglePinterestPocket

Depois de sentir na pele a necessidade de uma empresa mais organizada, resolvi criar algo para ajudar a resolver esse problema. Tenho certeza que muitos empreendedores passam pela mesma necessidade (falei sobre isso NESSE POST) e esse foi mais uma motivação para a criação desse produto novo: o Guia do Empreendedor Zaená. Demorei muito para chegar no resultado (e no nome final), mas a palavra “guia” sempre esteve na ideia. Não é um planner, nem uma agenda, nem um simples caderno. É realmente um guia do empreendedor, com ferramentas necessárias para qualquer pessoa que empreende sozinha, principalmente para quem tem também uma loja virtual. Além dessas ferramentas, ele conta com dicas preciosas para você cuidar melhor da sua empresa, incluindo dicas de precificação de produtos, de controle financeiro, de estoque e frases motivacionais em cada segmento.

PLANEJAMENTO SEMANAL

Na parte do planejamento semanal, o guia conta com uma visão semanal por página, com espaço com estrela para anotar as prioridades de cada dia e um segmento para controle de postagens em mídias sociais, algo muito importante para nós empreendedores. Além disso, você pode escrever qual é a meta daquela semana e, ao final, avaliar como ela foi, por meio de uma indicação de carinhas 🙂

O planner semanal não é datado e conta com espaço para você escrever a data, totalizando 53 semanas para durar o ano todo. Os finais de semana ocupam um espaço menor, afinal ninguém gosta de trabalhar em fim de semana, não é mesmo?

VENDAS E FLUXO DE CAIXA

O verso da divisória conta com explicações para usar melhor essa ferramenta, que serve para você controlar toda a parte financeira da sua empresa. Na parte de controle de vendas, depois de anotar o mês vigente, você pode fazer o levantamento de vendas de cada dia – ela conta com 31 linhas – anotando a data, o número de pedidos e o faturamento daquele dia. Nessa parte também há espaços destinados a observações gerais, metas de vendas para o próximo mês e uma caixa para contabilizar o número total de pedidos daquele mês, bem como o faturamento total e o(s) produtos(s) mais vendidos(s). É uma forma de catalogar tudo e ver como anda sua empresa mês a mês.

Na parte de fluxo de caixas, é simples: basta anotar as entradas e saídas de cada mês. Lembre-se de anotar somente o que entrou e saiu, deixando as vendas separadas. Muitas vezes, quem tem loja virtual só consegue realmente sacar o dinheiro um tempinho depois, por isso é importante ter esse controle e diferenciar suas vendas dos seus recebimentos. Abaixo, há uma caixa para controlar entradas e saídas por categoria, assim você sabe onde está gastando mais e de onde vem mais recebimentos. Você pode separar suas lojas virtuais, ou por tipos de serviço, enfim. Está tudo explicadinho na divisória! Por fim, uma caixa para calcular total de entradas, saídas, saldo anterior e saldo atual, bem como uma avaliação financeira do mês. Queremos sempre ser 5 moedinhas, não é mesmo?

ESTOQUE E COMPRAS

Nesse segmento do guia do empreendedor, você pode fazer o levantamento do estoque em cada mês. Há o espaço para identificar o mês vigente e as datas importantes daquele mês, para você poder prever o estoque que precisará. A tabela é dividida em: item, unidade, preço, estoque atual, status e compra. Serve para você ter todas as informações daquele item e saber, por exemplo, o preço dele na hora de precificar um produto. Você também pode anotar se a compra foi feita e a data, para ter tudo catalogado. No verso de cada folha, há a wishlist, para você anotar o que precisa comprar, o que quer comprar, ideias para investir no futuro e o que não faz mais sentido, como por exemplo, um produto que deve sair de linha ou um serviço que você não deseja mais contratar/realizar.

FORNECEDORES

Essa parte do guia do empreendedor serve para você catalogar todos os seus fornecedores de forma rápida e sucinta. Quantas vezes você esquece o nome de uma das gráficas que você orça? Ou então perde o e-mail daquele fornecedor de papel? Aqui você consegue anotar todos os dados importantes de cada fornecedor, incluindo os produtos oferecidos e a faixa de preço, para poder comparar entre eles. Também é possível anotar a senha e o login do site, caso o seu fornecedor seja também uma loja virtual 🙂

LISTA DE PRODUTOS

Espaço do guia do empreendedor destinado para listar todos os produtos que você tem na sua loja, com todas as informações e de maneira bem direta. Além das características do produto, você pode acrescentar as medidas do pacote em que ele é enviado e o peso, para facilitar o cálculo do valor do frete. Ao todo, cabem 136 produtos para serem catalogados, lembrando que possíveis variações podem ser acrescentadas na mesma ficha.

NOVOS PROJETOS

Aqui é uma área bem livre, com 20 folhas pontilhadas frente e verso, para você anotar ideias de novos produtos, desenvolver moldes, fazer um brainstorm, precificar… E por falar em precificar, no verso da divisória há uma super dica de precificação de produtos, com uma simulação para facilitar. É lógico que você pode seguir ou não, sempre respeitando suas margens e valores 😉

BRINDE DE PRÉ VENDA!

Para finalizar, um bloquinho para registro dos pedidos, que vai de brinde para quem comprar o guia do empreendedor na pré-venda, que vai até dia 28/03/2017. Um bloco prático para poder organizar os pedidos da sua loja. Ele tem 100 folhas que podem ser destacadas para você colocar onde preferir: no seu mural, em pastas, na sua área de trabalho, etc. Tudo para organizar de vez a sua pequena empresa!

São 18 opções de capas e todas levam o seu nome e o nome da sua empresa!

Mais imagens da capa e das divisórias:

 

Se você gostou do guia do empreendedor, é só adquirir o seu aqui:

Compartilhe isto!

FacebookTwitterGooglePinterestPocket

  • Tatiana Tavares

    Menina, que ideia mais maravilhosa! Adoro o seu trabalho (já falei isso antes) e acho que esse Guia foi uma ideia sensacional! Um abraço Isabela.

    • Oi, Tatiana!
      Que bom que gostou! Fico muito feliz mesmo por saber que você está sempre acompanhando!

      Muito obrigada pelo apoio!
      Um abraço!