Planner Zaená: como usar e aproveitar ao máximo!

COMO USAR PLANNER ZAENÁ

Planner Zaená: como usar e aproveitar ao máximo!

Compartilhe isto!

FacebookTwitterGooglePinterestPocket

Você que comprou o Planner Zaená já deve ter começado a usá-lo e já está descobrindo como ele é bastante intuitivo e fácil de usar. Mas depois de alguns pedidos no Instagram e perguntas enviadas pessoalmente, resolvi fazer um post para que você possa tirar o maior proveito do seu planner. Vou separar por tópicos para facilitar a leitura do post. Então vamos lá:

Planejamento AnualPLANNER2017-50

O comecinho do planner Zaená conta com essas folhas de planejamento anual, com visão semestral quando aberto. Nelas eu sugiro anotações mais gerais, como aniversários, datas importantes, casamentos, batizados e tudo que é geralmente combinado com certa antecedência. Vale marcar suas férias também. No meu caso, planejei também as promoções e lançamentos da loja virtual, para poder bater o olho no semestre e ver tudo certinho. Nessas páginas, é legal usar canetas com cores diferentes para cada área (eventos, feriados, datas comemorativas, profissional, etc), assim fica mais fácil distinguir essas tarefas e procurar por elas mais tarde.

Metas para 2017

PLANNER2017-53

Logo depois, temos a página de metas para 2017 e essa é bem especial: é nela que vão seus desejos, inspirações, objetivos e propósito.

Em desejos você pode mencionar coisas mais amplas, como por exemplo: emagrecer, viajar, encontrar velhos amigos e coisas desse tipo. Os desejos se desmembrarão na parte dos objetivos, que são mais diretos e “pé no chão”. Seria algo como: emagrecer 3kg no primeiro semestre, viajar para a cidade daquele amigo, criar um hábito concreto de leitura, lançar tal produto novo, fazer um curso de alemão, etc. É aqui que você vai voltar depois para conferir se seus objetivos foram cumpridos.

Já na parte de inspirações, a sugestão é ser bem livre: vale aquele artista que te inspira, uma viagem, um livro, um lugar. É para você poder se lembrar sempre do que te move, quais são suas paixões e suas metas de vida.

E, por último, o seu propósito, que é mais uma reflexão. O que você está fazendo no mundo? Seus desejos e objetivos fazem sentido com seus valores? Esse é um tópico importante para relembrar sempre que tiver decisões importantes a serem tomadas. Aquela pós graduação vai realmente ser importante pra você? Aquela viagem para a Disney faz sentido com o propósito que você escolheu?

Depois que você preencher tudo isso, fica mais fácil idealizar quais serão as mudanças a serem tomadas, o que mantem, o que vai embora e assim por diante. Isso te ajudará a preencher a última parte do planner, que é o balanço do ano. Essa parte do final está bem didática, então creio que não precise de maiores explicações 🙂

Planejamento Mensal

PLANNER_USO-6

Aqui, no calendário do lado esquerdo, a sugestão é planejar o mês com informações mais gerais. No meu caso, anoto prazos de entrega dos produtos das lojas, além de eventos e compromissos do mês: uma consulta médica, aquele corte de cabelo, o happy hour com o pessoal do trabalho ou aquele seminário da faculdade. Tudo o que você conseguir anotar com poucas palavras e que seja relevante para o seu mês.

Metas do mês:

Na parte de metas do mês, é importante destacar o objetivo principal, aquele que você vai trabalhar mais para que aconteça. Seja perder 2kg, guardar tanto em dinheiro, entregar um trabalho importante, criar algo novo. O importante é você evidenciar e saber o que deve fazer para que isso aconteça. É aí que entra a parte de onde focar: nela você vai especificar o que precisa fazer para cumprir seu objetivo principal.

Para não perder o controle, na parte dos projetos ativos é fundamental que você evidencie aquilo que está fazendo no mês: produção para um bazar, aquele freela que você conseguiu, um produto novo ou uma monografia na faculdade. Tudo deve ser listado para você poder enxergar e realizar suas tarefas sem se preocupar.

A parte de tarefas secundárias é importante para detalhar tudo aquilo que você tem que fazer paralelamente ao seu objetivo principal. Por exemplo: além daquele freela que você conseguiu, você também precisa divulgar seu trabalho em outras redes, finalizar aquilo que estava pendente, atualizar suas redes e pesquisar um curso novo de inglês. Acho que deu pra entender, né?

Depois, quando o mês acabar, é só voltar a essa página e preencher se o seu objetivo foi cumprido ou não!

Além de todas essas ferramentas, o planner Zaená conta com o planejamento financeiro do mês, para você anotar gastos, ganhos e fazer as contas no fim do mês. Aí não tem muito o que explicar também, é só torcer pra não fechar o mês no negativo rs!

Planejamento semanal

PLANNER_USO-8

O planejamento semanal tem basicamente a mesma estrutura do planejamento mensal, com o principal objetivo da semana, que você marca depois se foi cumprido ou não, os projetos ativos da semana para não se perder, e as principais tarefas, que são aquelas que você precisa fazer para cumprir o seu objetivo.

Detalhe: na frente de cada tarefa principal da semana, a bolinha é vazada para você poder preencher se essa tarefa foi feita ou não. Você pode também criar uma legenda, como vou explicar no próximo tópico.

Planejamento Diário

As páginas de planejamento diário do planner Zaená são bem detalhadas e didáticas, divididas em prioridades, compromissos, tarefas, atividade física, anotações e alegria do dia. Então vamos lá:

Prioridades:

Essa parte é para você anotar quais são as principais tarefas do dia e ter essa informação em evidência. No meu caso, geralmente entram aí as tarefas com o prazo mais apertado ou com uma data certa (pagar o cartão de crédito, por exemplo). Elas são marcadas com estrelas para evidenciar ainda mais.

Compromissos:

Serve para você anotar seus compromissos, lembrando que compromisso é diferente de tarefa. Entram aí consultas, reuniões, manicure, Skype com alguém, aquele café que você marcou e assim por diante. Tudo que tem uma hora marcada 😉

Tarefas do dia:

Aqui entra tudo o que você precisa fazer durante o dia. Para facilitar, há uma marcação sutil ao lado que divide as tarefas em três blocos. Você pode dividir como quiser (“manhã, tarde, noite” ou “pessoal, filhos, trabalho” ou algo que de adapte à sua rotina). Se não quiser separar, a marcação ao lado não atrapalha.

Para as tarefas do dia, eu achei melhor criar uma legenda que determina o status da tarefa em:

FEITA- coração preenchido (♥):

Quando a tarefa é iniciada e concluída;

INICIADA – coração vazado(<3):

Quando a tarefa é iniciada, mas não é concluída por algum motivo. Para não ficar aquela sensação de que não foi feita – afinal ela foi começada. Assim inicio o dia seguinte (ou um outro dia) sabendo que preciso terminar essa tarefa. Serve para documentar também, caso você esqueça daquela tarefa e precise saber se realizou ou não. Essa é a maravilha de usar o planner Zaená: poder documentar toda a sua rotina.

ADIADA – seta (→):

Quando você desiste da tarefa naquele dia. Imprevistos acontecem e às vezes o que você planejou precisa ser reformulado durante o dia. Por isso é legal usar uma marcação diferente e saber que aquela tarefa ainda precisa ser feita.

ABORTADA – ponto (•):

Quando você simplesmente desiste daquela tarefa. Se você se programou para comprar algo e desistiu, ou se planejou enviar um email e viu que não era tão necessário assim. Enfim, mudanças de planos vivem acontecendo e essa é mais uma maneira de documentar isso tudo.

PLANNER_USO-1

Legenda usada no planner Zaená

Essa legenda pode também ser usada nas tarefas listadas do planejamento semanal, facilitando a visualização do que deve ser feito na semana seguinte. Lembrando que essa é uma sugestão e que funciona para mim, mas você pode usá-la ou não, além de poder criar sua própria legenda – e com seus símbolos preferidos – para adequar melhor o uso do planner ao seu tipo de rotina.

Atividade física:

É simples: aqui você lista quais foram as atividades que você fez naquele dia e a duração. No final da semana você pode contar em quantos dias você fez exercícios e analisar sua rotina de atividades.

Anotações, insights e lembretes:

Aqui vale tudo: aquela ideia que veio do nada, um protocolo de uma reclamação que você fez, um dinheiro que você ficou devendo ou tem que cobrar. Enfim, qualquer coisa que você julgar válido anotar.

Alegria do dia:

Um exercício de gratidão diário para você documentar todos os momentos que te deixaram felizes. Garanto que todos os dias você passa por uma pequena alegria!

Final do planner Zaená

Ao final do planner Zaená, há a página de balanço do ano, para você refletir sobre o que aprendeu, onde melhorar, o que manter e etc. Essa parte é bastante livre também 🙂

Logo depois, temos a página para anotar logins e senhas, lembrando que você não precisa escrever sua senha exata, pode ser apenas um lembrete. Assim não tem perigo de alguém ver, não é?

Por último, as folhas em branco para anotações gerais, para anotar um projeto novo, ideias maiores e etc. Totalmente livres e sem marcações, para soltar a criatividade!

Para encerrar: um lembrete de gratidão por você ter escolhido passar esse ano com a Zaená – Oficina Criativa e outro lembrete de que 2018 vai ser incrível, principalmente se for com o planner 2018 Zaená! 😉

E você, como está usando o seu planner? Conta aqui nos comentários e use a hashtag #planner2017zaená no Instagram!

Compartilhe isto!

FacebookTwitterGooglePinterestPocket

  • Ana Katia

    Adorei a dica das legendas. Isso facilita bastante e nao fico com a sensação de que a tarefa não foi feita e pronto. Gostei. Este eh um lindo trabalho!! Parabéns pelo planner!

    • Exatamente, Ana Katia!
      O importante é conseguirmos nos organizar sem culpa de não ter feito alguma tarefa. O dia a dia aqui é muito imprevisível, então essa legenda ajuda muito na hora de conferir o que foi feito ou não. Fico muito feliz que você goste! Obrigada 🙂

  • Jacqueline Infinito

    Bom dia Isabela! Parabéns pelo seu planner de 2018, ele está maravilhoso. O conteúdo está excelente. Para mim ele só não ficou perfeito por conta do formato. Ou seja quadrado. Gosto mais do formato A5. Tipo aquele que você fez para 2017. Gostei demais dele, por isso resolvi passar essa mensagem pra você pra saber se você não tem ele no estoque. Sim, mesmo sendo de 2017 eu compraria de tanto que gostei.
    Obrigada pela atenção.